sábado, 21 de novembro de 2009

Dia da Consciencia Negra II

Partido Pantera Negra para Auto-Defesa


Fundado em 1966 por Robert 'Bobby' George Seale e Huey Percy Newton,o grupo revolucionário 'Panteras Negras' (Black Panthers) tinha como objetivo proteger os negros pobres das ações violentas e brutais da polícia.Com base na ideologia Marxista,esse grupo queria 'compensar' os anos em que os negros foram explorados pelos brancos.Para isso queriam que os negros tivessem o direito de deixar de pagar impostos,armarem-se, os negros presos teriam de ser libertadosEm 1960 o grupo revolucionário chegou ao seu ápice de popularidade: Mais de 5.000 membros.A parte mais radical e conservadora defendia a luta armada.
Conforme o tempo foi passando,em cerca do ano 1970,muitos membros foram julgados por atos criminosos e a policia como resposta passou a agir mais brutalmente.Nesse período morreram pelo menos 15 policiais e 35 'panteras'.O grupo foi perdendo a simpatia dos grandes líderes negros Norte-americanos devido ao modo radical como estavam agindo.Após perceber a queda da popularidade, trocaram a violência pela politica convencional.Em 1980 o grupo foi desfeito.

"Não combatemos racismo com racismo. Combatemos racismo com solidariedade. Não combatemos o capitalismo explorador com capitalismo negro. Combatemos o capitalismo com o socialismo básico. E não combatemos o imperialismo com mais imperialismo. Combatemos o imperialismo com o internacionalismo proletário”. -Bobby Seale


John Carlos e Tommie Smith adeptos do movimento fazendo a saudação 'black power' no pódium.Ambos foram punidos pelo Comitê Olímpico Internacional pelo ato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário